Baseado na Psicologia Evolutiva de Jean Piaget, nosso ensino e currículo baseiam-se numa arte de educação que visa desenvolver e harmonizar no educando as forças do pensamento, do sentimento e da vontade, formando os fundamentos para a flexibilidade na idade adulta.
Com educação no seu mais amplo sentido, a direção do Colégio São Paulo está sempre atenta e participante aos assuntos que se referem à boa formação dos educandos.
Mantendo a tradição, Modernidade e Rígida Disciplina. Tradição resgatando valores e práticas de virtudes essenciais à Educação. Modernidade – aplicando avançada tecnologia através de filmes e pesquisas com equipamentos Multimídia e Internet, desenvolvendo a interdisciplinaridade, tornando o ensino compatível às novas tendências com a orientação do especialista – Prof. Waldemar Bühler - Diretor Financeiro.
Acompanhamento, controle e avaliação da proposta pedagógica
Para a consecução desta Proposta Pedagógica a escola acompanha continuamente o desenvolvimento dos itens, abaixo, trabalhando sempre no sentido de formação de grupo o que requer compreensão dos processos grupais para desenvolver competências que permitam aprender com o outro e construir de forma participativa:
-
Incutir nos alunos a segurança e a autoconfiança. A fim de evitar a evasão.
-
Promover recuperação concomitante a aprendizagem, aplicando exercícios antes das avaliações bimestrais, tornando o aluno, dessa forma, apto a ser avaliado.
-
Favorecer reforço obrigatório em outro período.
-
Transmitir entusiasmos e despertar interesse, que é a chave para qualquer estudo e aprendizagem, dando ênfase a esse processo e não apenas ao produto.
-
Respeita as limitações do aluno conforme suas características e condições, acompanhando seu desenvolvimento intelectual e auxiliando-o nas dificuldades promovendo incentivos e oportunidades de melhoria.
-
Aplicar testes de observação continua a aprendizagem.
-
Ajudá-lo, quando possível, nos problemas familiares.
-
Evitar notas abaixo da média.
-
Estimular o raciocínio valorizando a qualidade e não somente a quantidade.
-
Engajar os alunos ao máximo de rendimento em cada aula.
-
Estimular a leitura em todas as matérias, reforçando a ortografia e o vocabulário.
-
Desenvolver continuamente: a explanação do conteúdo e exercícios escritos, exigindo do aluno: atenção, interesse e desenvolvimento do raciocínio. Contar sempre com o apoio dos pais ou responsáveis, unificando os interesses a fim de favorecer o processo de aprendizagem e aproveitamento do aluno.
Significa dizer “educação no seu mais amplo sentido”.